O Campeonato Mundial M5 de Mobile Legends está prestes a começar. Recentemente, a MOONTON Games, desenvolvedora do jogo, divulgou o retorno do antigo formato do campeonato.
Nas últimas duas edições, todas as equipes participavam da fase eliminatória, enquanto a fase de grupos era a disputa por uma chave vantajosa, com uma ou mais chances de avançar no campeonato.
Com a recente implementação do Wild Card, uma fase adicional que visa incluir mais países na disputa por uma das duas vagas no evento principal, a MOONTON também anunciou a mudança na fase de grupos eliminatórios do campeonato.
Eliminatórias do Mundial M5
Nesse novo formato, as duas melhores equipes de cada grupo avançam para as eliminatórias, enquanto as equipes que terminarem em 3º e 4º serão eliminadas da competição. Isso reduz o número de equipes nas eliminatórias, que incluem as chaves superior e inferior, onde cada equipe terá pelo menos duas chances de permanecer no campeonato.
Se uma equipe perder ambas as séries, será eliminada. Todas as séries serão disputadas em melhor de 5, exceto a Grande Final, que será em melhor de 7.
Esse formato já foi empregado nas edições de 2019 e 2020 do Campeonato Mundial, resultando em apenas 8 equipes na fase eliminatória competindo pelo título.
Quanto ao Wild Card, ele envolve 8 equipes de diferentes regiões ao redor do mundo, que competirão ao longo de 3 dias, começando em 23 de novembro e encerrando em 26 de novembro.
formato do M5 Wild Card
Fase de Grupos
Há dois grupos, cada um com 4 equipes, e cada equipe disputa 3 partidas (MD2 ou MD3). As duas melhores equipes de cada grupo enfrentam as outras duas melhores equipes do grupo oposto:
- O 1º do grupo A contra o 2º do grupo B.
- O 1º do grupo B contra o 2º do grupo A.
Os vencedores garantem sua vaga direta na fase de grupos M5.